707 25 25 25
Prótese Dentária

As próteses removíveis devem ser removidas após as refeições para a higienização da prótese e dos dentes remanescentes. Já as próteses fixas e coroas devem ser higienizadas como o dente natural.Como deve ser a higiene de uma prótese em casa? Que cuidados devo ter? 
As próteses removíveis devem ser removidas após as refeições para a higienização da prótese e dos dentes remanescentes. Já as próteses fixas e coroas devem ser higienizadas como o dente natural. O seu dentista é a melhor pessoa para instruí-lo sobre a forma como escovar e o uso de fio dental.

É normal a gengiva ficar inflamada na região da coroa? O que causa isso? 

Não. Esta inflamação pode ser provocada por problemas periodontais, falta de higienização, acumulação de alimentos, desadaptação ou sobrecontorno da coroa. Em casos de gengiva inflamada, o paciente deve consultar o seu dentista para fazer uma avaliação minuciosa.

Por que a Prótese total é desconfortável? 

Quase sempre as próteses irão provocar pequenas “feridas” na sua gengiva. É muito difícil fazer próteses que não traumatizem a gengiva, provocando dores. Quase sempre é necessário realizar controlos posteriores, desgastes, ajustes oclusais etc. Lembre-se que as próteses são duras, rígidas e o tecido da gengiva é muito delicado e sensível.

Quanto tempo dura uma coroa?

A durabilidade dependerá, por parte do profissional, da correta indicação, execução e escolha do material e, principalmente, por parte do paciente, através dos cuidados com a higienização e a utilização dessa prótese. Não existem prazos definidos de longevidade, por esta depender de inúmeros fatores.

Que fazer com uma ponte dentária partida?

Se a fratura é total e abrange a estrutura ou um pilar, não existe outro remédio senão fazer outra. Se for um problema do lascar da cerâmica pode ser resolvido no laboratório.

Quando partir 1 dente da prótese, é necessário levá-lo para a clinica?

Sim. O dente antigo caso não esteja fraturado, estando apenas “descolado da prótese” pode ser colocado novamente facilitando e agilizando todo o processo envolvido.

Por que é que 1 dente perdido precisa ser substituído?

Os dentes, para funcionarem bem, precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças mastigatórias. A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças, e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. E espaços são criados, desníveis acontecem e a mastigação e a estética sofrem.

Qual o período de adaptação às coroas dentárias?

O período de adaptação às coroas dentárias ou a uma ponte dentária, é relativamente rápido (uma semana ou menos) quando comparado com o período de adaptação a uma prótese removível, quer parcial, quer total. Claro que durante alguns dias a língua estranhará a presença daquele "corpo estranho" mas rapidamente se habituará.

Existe prótese dentária superior sem palato?

Depende do tipo de prótese. Se for removível e incluir todos ou a maioria dos dentes, NÃO! Se for removível e tiver somente 3, 4 ou 5 dentes, poderá não cobrir o palato na totalidade, especialmente se se tratar de uma esquelética. O único caso em que o palato fica sempre livre é quando se tem uma ponte fixa a implantes dentários, independentemente do número de dentes a colocar.

É possível adaptar ou ajustar a prótese dentária acrílica "folgada"?

Sim, a esse processo chama-se rebase. É tirado um molde da boca e a prótese leva uma camada de material novo pelo interior. Pode ser feito diretamente na boca (não aconselhado em pessoas alérgicas) ou no modelo obtido depois da impressão. Importa analisar porque é que a prótese ficou folgada. Poderá ter acontecido por terem sido extraídos dentes recentemente ou por já ter muitos anos. Neste último caso convém considerar a opção de se mandar fazer uma nova e usar a antiga apenas como suplente (na hipótese de ser necessário consertar a nova porque caiu e partiu).