707 25 25 25
Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção da má posição dos dentes e dos maxilares.

Quando é necessária a avaliação de um Ortodontista?

Existem situações especiais independentemente da idade e do tipo de dentição que devem ser avaliadas no sentido de prevenir problemas futuros.

Quais são os benefícios do tratamento ortodôntico?

Melhoria da estética, com o consequente aumento da auto-estima.

Correto alinhamento dos dentes, tornando possível uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas. Melhoria da função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares beneficiando a saúde em geral.

Quanto tempo demora o tratamento?

Em média 18 a 24 meses, podendo no entanto variar em função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efetuar. Após o tratamento, é necessário o uso de um aparelho de contenção.

Os aparelhos de ortodontia provocam dor?

As forças aplicadas no movimento dos dentes são suaves, no entanto podem provocar algum desconforto, principalmente nas primeiras horas após as consultas.

Como é que os dentes são movimentados?

Através de forças leves exercidas pelos aparelhos sobre os dentes, que promovem o movimento dos dentes por transformação do osso que os rodeia.

Os aparelhos requerem cuidados especiais  de saúde oral?

Os aparelhos fixos promovem a retenção de placa bacteriana durante o tratamento. Por este motivo, os dentes deverão ser escovados depois de todas as refeições.

O que acontece senão usar os aparelhos de contenção como deveria?

Os aparelhos de contenção mantêm os dentes na sua nova posição, correta e ideal, até que o osso e a gengiva se adaptem às mudanças do tratamento. Se não usar os aparelhos, os dentes podem começar a adotar, novamente, uma posição incorreta.