Oclusão e Disfunção Temporo - Mandibular

O sistema mastigatório é a unidade funcional do corpo primordialmente responsável pela mastigação, fala e deglutição (ato de engolir).

É um sistema extremamente complexo que está inter-relacionado com ossos, músculos, ligamentos, dentes e nervos, sendo o controlo neurológico que regula e coordena todos esses componentes estruturais.

O que é a Oclusão?

A palavra oclusão vem do latim occludere que significa fechamento. Esta área estuda as doenças associadas à articulação temporo-mandibular, assim como as doenças relacionadas com os músculos e ligamentos que sustentam esta articulação.

Frequentemente as desordens temporo-mandibulares (DTM’s) estão relacionadas com a condição oral, o número de dentes e a sua posição na cavidade oral. Estão também frequentemente relacionadas com a necessidade de execução de Ortodontia.

Qual a etiologia (origem) das desordens temporomandibulares?

A causa é complexa e multifatorial . Existem inúmeras etiologias que contribuem para as DTM’s e os fatores que aumentam o seu risco são chamados fatores predisponentes. Fatores que dão origem ao início das DTM’s são chamados fatores desencadeantes e os fatores que interferem na cura ou aumentam a sua progressão são chamados de fatores perpetuantes.

As DTM’s podem ser tratadas na área de Medicina Dentária?

Sim, desde que acompanhadas adequadamente por um médico dentista.

Quais os sinais/sintomas das DTM’s?

São muito variados e muitas vezes confundidos com outras patologias. É frequente as DTM´s estarem associadas a dores de cabeça (cefaleias), desgastes dentários, fadiga muscular da cabeça e pescoço (mialgias), dor durante a mastigação ou fonética, dificuldades em obter qualidade no sono noturno, limitação na abertura máxima da boca (máxima amplitude bucal).

O que é uma goteira oclusal e para que serve?

É um aparelho removível, geralmente feito em acrílico duro. Este tipo de aparelhos apresentam várias utilidades como fornecer temporariamente uma condição oclusal, que permita que a articulação adote a posição articular mais estável ortopedicamente. São também usadas para proteger os dentes e as estruturas de suporte de forças anormais que possam criar alguns problemas como colapso e/ou desgaste dentário.

O que é o bruxismo?

A palavra bruxismo vem do grego brychein cujo significado é ranger os dentes. Este tipo de patologia tem sido mencionada com alguma recorrência na atualidade podendo causar dor e desconforto, não apenas nos músculos da mastigação, como também, em áreas mais distantes como cabeça, pescoço, costas e ombros, provocando, em alguns casos, limitações do movimento mandibular e disfunções temporomandibulares.
O bruxismo é definido como um comportamento mandibular parafuncional representado pelo hábito de apertar, cerrar ou ranger os dentes durante os movimentos não-funcionais do sistema mastigatório.